Há pouco mais de 1 bilhão de carros trafegando pela superfície da Terra. Demoramos aproximadamente cem anos para atingir tal marca. O que você diria se tomasse conhecimento de que um novo bilhão será adicionado à frota planetária antes do fim da próxima década? Isso é o que vai acontecer. Os carros foram considerados inicialmente, no começo do século XX, um produto restrito a aristocratas. Após a Segunda Guerra Mundial, se tornaram acessíveis para a classe média. Agora é a vez de o povão ter acesso ao automóvel. O mundo ocidental, quando pensa em carros, lembra tradicionais marcas americanas e européias, como Ford, GM, Fiat, Volkswagen ou Renault. Mais recentemente, os japoneses entraram na nossa lista mental. A maioria das pessoas, estrangeiros ou brasileiros, nunca ouviu falar em carros fabricados pelas montadoras indianas Mahindra&Mahindra, Bajaj, Hindustan ou Tata. A maioria também ignora que o carro mais vendido na Índia na atualidade é o Mauri Alto, fruto de uma parceria dos indianos com os japoneses da Suzuki. É um carro subcompacto, vendido pela internet por um preço a partir de R$ 9 mil. A maioria não deve saber também que um dos carros mais populares na China chama-se Chery, um produto genuinamente chinês, que começa a ser exportado para os Estados Unidos. Em menos de uma década, indianos e chineses devem elevar a produção global dos atuais 65 milhões de veículos automotores para a marca de 100 milhões. A maior parte desses carros será destinada justamente para o mercado popular. De olho nesse mercado, a Toyota está se adiantando aos americanos e europeus e trabalha para desenvolver o modelo “subcompacto de custo ultrabaixo”. Serão carros na faixa de US$ 4 mil. Baratos, mas longe da imagem de “carro para pobre”. Esses modelos deverão trazer mudanças radicais em design, materiais, engenharia e no processo fabril de montagem. Serão a tradução na indústria automotiva do fazer-mais-com-menos. É no Brasil e nos países emergentes que as transformações impostas pelo segundo bilhão de carros serão sentidas com força. O crescimento no número de carros deverá também contribuir para a emissão de gases causadores do aquecimento global. Vamos ter de repensar o significado dos carros em nossa vida, a forma como os usamos e o que pagaremos por isso. From GEO.
50 anos de uma descoberta que mudou para sempre a História da Humanidade
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Aconteceu há 50 anos... Ou melhor, vamos começar do início: Há três
milhões, duzentos mil e cinquenta anos morria uma criatura, que ficou
sepultada no pó...
Há 4 horas
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